22 fev
2013

Dicas de decoração- Tapetes na decoração. Como usá-los?

Antes de mais nada, preciso dizer que sou ‘tapetemaníaca”. Sou realmente apaixonada pelo efeito que os tapetes provocam na decoração da casa. Eles aquecem, somam aconchego,estilo e têm o poder de colorir o ambiente, deixá-lo mais requintado, dividir áreas, ou simplesmente, proporcionar  uma sensação agradável, um carinho para os nossos pés cansados, rs! Além disso, eles podem ser usados de outras formas também. Um tapete bonito com um desenho bacana pode muito bem servir como enfeite de parede. Por que não??

Devemos apenas tomar certos cuidados na hora de escolher o tapete ideal para cada ambiente.  1º função- dividir ambientes, colorir, esconder um piso feio etc/ 2º tamanho 3º Cores, materiais e padronagens.

Como usar o tapete na sala de estar: Use o tapete seguindo as linhas do sofá, passando por debaixo dele uns 20 cm + ou -. ou então, opte por um modelo grande que acomode todos os móveis com folga. Quanto maior, melhor!

Como usar o tapete na sala de jantar: Se a sua mesa é redonda, opte por um modelo quadrado. E atenção, o tapete deve ficar com uma sobra de pelo menos 70 cm do tampo. Dessa forma,você pode arrastar as cadeiras sem medo de arranhar o piso ou delas ficarem presas na borda do tapete.

Como usar o tapete no quarto: Você pode colocá-los embaixo da cama, de forma que eles fiquem com pelos 30 cm fora do móvel. Você pode ainda optar por duas passadeiras, uma de cada lado da cama, de preferência seguindo toda a extensão dela.

Encontrei no site da Casa e Jardim algumas dúvidas bem frequentes relacionadas ao uso de tapetes. Achei que valia a pena compartilhar com vocês.

Leia  agora e acerte na escolha do seu tapete. A sua casa agradece!

1 – Quando usar tapetes redondos?
É uma questão de gosto,mas a maioria dos especialistas reserva o modelo para halls de entrada, quartos de criança (nos quais pode ser usado deslocado) e em situações em que, por falta de metragem, não se permitem modelos retangulares ou quadrados. Em mesas de jantar redondas, opte por um modelo quadrado. “Em ambientes formais, de linhas retas, pode-se usá-los para quebrar a seriedade”, afirma Maria Lúcia Quaglio, designer da Fio Sobre Tela.


2 – Qual o tamanho ideal do tapete para a sala de estar?

“Quanto maior, melhor”, afirma Alfredo Oliveira, diretor de criação da Punto e Filo. “Não existe nada pior que tapete na proporção errada. É como aquele homem que está usando uma peça e você não sabe dizer se é uma calça curta ou uma bermuda comprida.” Segundo o designer, o tapete deve ter uma dimensão que permita colocar todos os móveis do ambiente sobre ele: sofás, poltronas e mesas laterais. “Se, por questões econômicas, isso não for possível, o ideal é que o tapete avance30cmpara baixo do sofá”, diz Daniel Al Makul, diretor de marketing e vendas da Casa Fortaleza. As mesas laterais seguem a regra geral. Se a decoração não contar com elas, reserve 30 cm de tapete de cada lado do sofá.

 

 

3 – Nas etapas da decoração, quando deve ser feita a compra do tapete?
Na penúltima. O tapete é responsável pela amarração do ambiente, por isso, use a fita métrica e planeje bem a decoração antes de fazer o cheque. A compra só precede o momento de adquirir objetos e acessórios de decoração.

  4-Qual é a regra para a sala de jantar?
“As cadeiras devem ficar dentro da área do tapete mesmo quando estiverem em uso”, diz Maria Lúcia Quaglio. Para isso, reserve 60cmde tapete de cada lado para movimentá-las com conforto. Assim, elas não vão enroscar no tapete. O decorador Fernando Piva pede mais: para ele, o ideal é 70 cm como base.

5 – É possível usar dois tapetes estampados no mesmo ambiente?
Sim, desde que o matiz seja o mesmo. “Tenho um tapete oriental tribal e um Aubusson no living, sem problemas. Só acho difícil combinar tapetes muito modernos com clássicos”, afirma Daniel Al Makul, da Casa Fortaleza.Também é possível usar um tapete listrado e outro floral. Se achar a combinação ousada, opte por um modelo estampado e um liso num dos tons de destaque do estampado. Atualmente, usa-se muito a opção de um único tapete que ocupe as salas de jantar e estar. Essa é a tendência.

 

6 – No quarto de casal deve ser usado um tapete inteiro ou passadeiras nas laterais da cama?
O correto é usar um modelo inteiriço, que tenha início no criado-mudo.Também é possível confeccionar um modelo em“ U” para abranger as laterais e a frente da cama. As passadeiras são indicadas em último caso. “Prefiro ficar sem tapete a usar pedaços soltos”, afirma Alfredo Oliveira, da Punto e Filo. “Podem-se usá-las desde que fiquem proporcionais à frente dos criados-mudos”, diz Maria Lúcia Quaglio.

Fonte de pesquisa: Revistas Casa e Jardim, Casa Claudia, Ana Maria.

Créditos imagens: Censational girl, Decopard, House to home, meu pequeno doce lar, Pottery barn, a casa de viver

 

Gostaram das diquinhas e inspirações?

Pensamento do dia:

” Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores.”

Provérbio Chinês

Beijo, beijo, beijo

9

Comente aqui

gravatar

Mariana

fevereiro 22nd, 2013 às 14:59
1

Não concordo com o Alfredo Oliveira, que disse que prefere nada a usar “pedaços soltos”. Pelo que entendi, ele dizia sobre as passadeiras, né? Eu gosto delas e acho que podem combinar muito bem com alguns tipos de quartos e das pessoas que o frequentam. Tudo varia!
Mas tapetes são realmente especiais na decoração da casa. Acrescentam um conforto que, sem eles, é impossível, mesmo que você use um milhão de coisas pra substituí-los.
Aqui em casa tenho um todo fofo (acho que já te contei rs), mas tive que tirar porque meu cachorro teimoso ainda não aprendeu a se relacionar com outras fofuras rs!
Beijo! Bom final de semana!

Responder

gravatar

Denyse

fevereiro 24th, 2013 às 10:46
2

Cncordo com a Mariana no que diz respeito ao comentário do Alfredo Oliveira.Cada caso é um caso,né? Eu ainda não encontrei o tapete ideal pra mim, por isso vou me contentando com o que tenho. Os das fotos são lindos, talvez seja a minha casa que não combina com os tapetes que encontro e não o contrário! Beijo, Isabela;

Responder

gravatar

Juliana G

fevereiro 25th, 2013 às 15:54
3

Amei o post, e aproveitando os comentários acima vou dar meu pitaco sobre as passadeiras. Particularmente, não gosto… Sou mais de tapetes grandes e que passam mais ‘segurança’ e beleza. Passadeiras ao lado da cama pra mim sempre foi sinônimo de tombo e ter que ficar arrumando elas a toda hora. Mas nada contra também.
Amei as dicas, principalmente a da sala de jantar. Muito úteis.
Beijos

Responder

gravatar

Ellen

agosto 26th, 2013 às 22:25
4

Amei todas as dicas,sem duvida vou coloca las em pratica!

Responder

gravatar

Selma Pugliesi

março 7th, 2014 às 22:24
5

Olá! Gostaria de uma dica de qual tipo de tapete seria ideal para minha sala de jantar que fiz em estilo provencal. As cadeiras sao em tecido floral prevalecendo nos tons azul turquesa . Obrigada!

Responder

gravatar

Annelise fuchs

maio 1st, 2014 às 15:52
6

Adorei o visual do blog! Sou novata no ramo, mas adoro decoração, e gostaria de umas dicas para deixar meu blog mais profissional. Um Abraço!

Responder

gravatar

Sueli Ramos

junho 2nd, 2014 às 20:35
7

Fiquei frustrada com as dicas porque tenho tapete grande na sala de estar e na hora da faxina semanal é um martírio, pois ele é muito pesado (2,5 m x 3 m). E tem também a mesa de centro que fica em cima e para limpar o tapete tem que arrastar aquela mesa pesada, enfim, nada prático. Estou tentando substituí-lo por passadeiras em frente aos sofás. Já tive na outra casa e fica bonito e aconchegante. Tudo vai do bom gosto e não de tendência. Espero não estar muito longe do conceito. Obrigada.

Responder

isabela Respondeu:

É Sueli, isso varia do gosto e da necessidade de cada um. Mas uma coisa eu te garanto, tapetes vestem o ambiente e a maioria dos designers não abrem mão deste item para decorar espaços. Talvez você tenha escolhido o modelo errado, devemos pensar também na praticidade e no material do tapete, se é de fácil manutenção, se acumula poeira etc etc. Obrigada pela visita! Um super beijo

Responder

gravatar

Bianca

julho 17th, 2014 às 2:01
8

Gostei da reportagem, mas deveria ter lido antes de comprar um tapete.Meu quarto tem as paredes em tom amarelo marfim claro, a cortina branca, um criado mudo que pintei de branco, uma poltroninha florida (com flores amarelas e cor maravilha) e comprei um tapete cor uva, pois não tinha na cor marrom. Acham que ficou muito esquisito?

Responder