19/05
2015

5 plantas fáceis de cuidar para jardineiros iniciantes

BOAS IDEIAS / JARDIM DO CORAÇÃO

Você passa no mercado, vê aquela plantinha linda, fica feliz da vida e leva ela para casa. Os dias vão se passando e as folhinhas começam a murchar, cair ou amarelar. A planta se torna irreconhecível e não importa o que você faça: a coitada vai definhando até a morte. E então você fica aí, triste e desanimada, se sentindo uma incompetente por não conseguir cuidar de uma simples plantinha. Nem mesmo um cacto.

Será que você já viu esse filme? Eu já. Inúmeras vezes. As pessoas sempre acham que não têm o “dedo verde” ou que são verdadeiras exterminadoras de plantas frágeis e indefesas. Mas não é nada disso, meus amores. É que nunca te apresentaram as plantas mais simples para começar. Tem que ser de leve, com carinho, um passo de cada vez, sabe?

Confesso que também já matei muitas plantinhas na vida, por falta de tempo, pura ignorância ou desatenção. Quantas vezes levei uma planta para casa, toda feliz, e fiquei super triste ao vê-la morrer. Mas insisti, e insisto diariamente porque amo ver a casa – e a vida, é claro – com muito #maisverde! Acabei adotando um jardim particular que vive à base de muito carinho e afeto. O segredo? As plantas certas! Aquelas mais fáceis de cuidar, que são tolerantes à pressa diária, suportam a falta de tempo e estão sempre dispostas a viver nosso estilo de vida.

Eu aposto que você já teve ou desejou muuuuuuuuito ter uma dessas plantinhas em casa. A melhor dica é: escolha uma de cada vez. Ame. Cuide. Aprenda mais sobre ela. Pode se entregar sem medo de ser feliz!

PALMEIRA RÁFIA

Muito popular, essa palmeira de origem chinesa, é encontrada com facilidade até nos supermercados. Própria para ambientes internos, deve ficar próxima a uma janela. Regue regularmente, a cada dois dias, até conhecê-la melhor. Combinado? Ela não gosta de ficar encharcada. Não precisa receber sol direto. É sucesso total na decoração! Fica linda ao lado do sofá, do rack, da mesa de jantar e onde mais sua imaginação mandar.

007

003_e_006

 

ESPADA DE SÃO JORGE

Amuleto de proteção que afasta o mal, a inveja e o olho gordo. Atrai boa sorte e purifica as energias. Vale a pena ter em casa, no hall de entrada, no banheiro, e em cada cantinho que precise de paz. É uma planta muito resistente. Adora meia-sombra, mas também pode viver sob o sol. Regue apenas quando a terra estiver bem seca.

004_e_005

001

 

CACTOS E SUCULENTAS

Engana-se quem pensa que essas fofuras não precisam de cuidados. Se você é iniciante, deixe de lado as espécies com formato de rosinhas, e invista nas outras, mais fáceis de cuidar. Você terá mais sucesso com as suculentas que lembram pequenas árvores. Cactos e suculentas gostam de sol, muito sol, mas vivem bem sob a luz natural. Só regue quando a terra estiver bem seca. Utilize vasos com furos de drenagem. Cubra a terra com pedrinhas. E vá no Jardim do Coração ler nosso guia completo sobre como cuidar de cactos e suculentas. Quando se sentir mais confiante, invista em outras espécies dessa família. É viciante!

013

011

014

012

 

SAMAMBAIA HAVAIANA

Sabe uma planta fofa, gorducha, que vai se multiplicando e dá para espalhar pela casa inteira? É essa mini samambaia. Tenho em vários cantinhos, até no banheiro! Ela adora umidade. Tem que regar com frequência. Dia sim, dia não. Gosta de luz indireta. Não deve receber sol direto. Para fazer um agrado, adube de vez em quando. Há adubos para samambaias em qualquer loja de plantas, até mesmo no mercado.

017

015

 

RHIPSALIS

As folhinhas em formato de espaguete deram a ela o apelido de “cacto macarrão”. Essa plantinha é muito fácil de cuidar. Vai bem em vasinhos espalhados pela casa e também em jardins verticais. Gosta de meia sombra e locais bem iluminados. Nada de sol, ok? Ela precisa de água na medida certa, de duas a três vezes na semana. O segredo é nunca deixar a terra seca porque ela aprecia umidade. Ela vai agradecer de coração se você misturar fibra de coco, casca de pinus e composto orgânico ao solo. Se tiver uma árvore bem linda em casa, a ripsális vai adorar viver sob a copa frondosa. Essa plantinha é uma epífita – prima das orquídeas – e nasceu para subir em árvores.

008

010

009

Viu só? Mais fácil de cuidar, impossível! Agora me diz: qual espécie balançou seu coração? Escolha a sua queridinha e comece a plantar um jardim. Vá devagar, aos poucos, sem pressa, com muito carinho e atenção. Logo sua casa estará cheia de amor e com muito #maisverde!

………………………………………………………………………………………………………

Créditos das imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15

Um beijo carinhoso!

Alice Saraiva

perfil_alice_saraiva_jardimdocoracao

Blog | Loja online | Facebook | Instagram | @Beijo, me escreve!

Artigos relacionados

Protegido: Como ficou o meu banheiro Incepa

12 de dezembro de 2017

Não há resumo por ser um post protegido.

Continue Lendo

Como se organizar para ter uma vida mais saudável

19 de novembro de 2017

Ser saudável é mais do que estar na moda. Cá entre nós, é uma belezinha saber que a tendência de ser saudável esteja pegando, não é mesmo? É claro que, quando falamos nesse assunto, já aparecem logo dois grandes problemas:   Como economizar, já que “ser saudável” custa caro? Como vou conseguir me alimentar bem […]

Continue Lendo