11/11
2014

Crianças X Casa organizada

 AQUI EM CASA/ ORGANIZAÇÃO

Todo dia eu recebo vários emails, muitos de leitoras mamães pedindo ajuda e perguntando como faço para manter a minha  CASA ARRUMADÍSSIMA mesmo tendo criança pequena???!!

Por essas e por outras, resolvi fazer este post. Quero esclarecer algumas dúvidas e tentar te auxiliar nesta tarefa. Me acompanha?

BeFunky_bagunça.jpg

Antes de mais nada, se engana quem pensa que a minha casa está sempre sempre sempre arrumadíssima, organizada sim, impecável e perfeita, NÃO!

Aqui mora uma família de verdade, a gente cozinha, lava e passa roupa, coloca os pés em cima do sofá, amassa as almofadas, deixa (HELLO Claudio) um ou outro objeto fora do lugar, come biscoito (eles, rs!), só não entramos de sapato dentro de casa, isso não, jamais! Eu não gosto e não deixo mesmo, rs!

Se você deseja manter a sua casa limpa por mais tempo, faça como eu, ensine o seu filho desde pequeno a tirar os sapatos antes de entrar em casa. Olha aí que boa ideia…

não entre de sapatos

dúvidas1- É possível ter a casa organizada mesmo tendo um ou mais filhos pequenos?

Sim sim sim, não só é possível, como é fundamental. A organização facilita a vida, otimiza o nosso tempo e poupa muita dor de cabeça, pode acreditar! Vale destacar que  ORGANIZAÇÃO não é sinônimo de perfeição, ok?

organização quartos infantis

2- Como você faz para manter a SUA casa arrumadíssima?

Bem, aqui em casa eu adoto certas regrinhas e tento ensinar aos homens a importância da organização. Sendo bem prática e realista, o meu marido é bagunceiro, beeem bagunceiro mesmo (ihhh agora eu tô lascada) e o Rafa estava seguindo pelo mesmo caminho.

quarto bagunçado

Como acredito que tudo ( ou pelo menos quase tudo na vida) é uma questão de hábito, treinamento, disciplina, eu mostro para ele como é importante cuidar da casa, dos brinquedos, guardar, organizar.

quarto rafa

Faço tudo isso em tom de brincadeira, de um jeitinho delicado, nada autoritário. Quando encontro algum brinquedo jogado, largado, fora do seu devido lugar, já pergunto logo; “Por acaso esse briquedo mora aqui? Onde é a casinha dele senhor Rafael? Ele logo se liga e fala, “ahhh é verdade, ele precisa ir para a casinha dele, já deve estar com saudade“, rs!

Por incrível que pareça, é muito mais fácil ensinar as crianças desde cedo a serem organizadas, do que “treinar” maridos bagunceiros ahahaha. Falo isso por experiência própria, vivida e sentida diariamente, rs!

Eu sou uma mamãe Maria Mole, confesso, mas de certas coisas eu não abro mão:

REGRINHAS

1- NÃO PODE- Comer fora dos” locais permitidos”-Criei o cantinho do biscoito- um cantinho perto da porta da sala onde ele fica sentadinho comendo biscoito e fazendo aquela sujeira danada que só quem é mãe sabe do que eu estou falando ahahaha.

2- NÃO PODE- Nunca, jamais, em hipótese alguma, fazer arte nas paredes, móveis e chão- Graças a Deus o Rafael nunca rabiscou as paredes, já o chão e os móveis, não posso dizer o mesmo. Quando isso aconteceu, umas três vezes, apenas conversei, expliquei, dei o papel, o caderninho das artes e pronto. Ahh, disse também que se a casa estiver feia, destruída, bagunçada, os amigos dele não vão mais querer vir aqui, que a mamãe vai ficar triste etc.

3-NÃO PODE- Subir na cama de pé sujo, tomar suco no sofá (já deixei muito e acabei com um sofá todo manchado, aff aff aff), colocar o pé em cima da mesa, jogar papel no chão, pular no sofá, deixar brinquedo que não está sendo usado fora do seu lugar.

4- BAGUNÇAR PODE? Nunca pensei que fosse conseguir abstrair tanto, acho que me superei nessa kkkk. Bagunçar pode, pode brincar em todos os cômodos da casa, fazer “cortagem”= corte + colagem, espalhar os brinquedos, enfim, aqui o Rafael pode quase tudo, DESDE QUE depois da brincadeira ele guarde e organize a bagunça.

baguncinha

Certo dia, o meu pequeno grande homem soltou a seguinte pérola: “Ai mamãe, mas arrumá cansa muito. Eu to muuuito cansado“. Não deixei barato e falei que é cansativo para ele, imagina então para mim tenho 30 e poucos anos a mais kkkk. Na mesma hora ele foi guardando os briquedinhos e me ajudando.

O importante é ensinar, tentar, falar e repetir repetir repetir ,até que uma hora o negócio começa a fluir e a criança toma gosto pela organização. Pelo menos com o Rafael foi assim. Ele adora me ajudar, ama quando eu passo alguma tarefa para ele, se sente importante, gente grande, trabalhador, rs!

Apesar de ter um certo TOC (confesso),  eu sempre dei espaço para o Rafael brincar, descobrir, exercer a criatividade e aprender. Isso é fundamental, indispensável. Eu só não permito que ele se transforme em uma criança sem responsabilidade e destrutiva. Bagunçou? Então vai arrumar sim senhor- e que esta arrumação seja tão prazerosa e divertida quanto a brincadeira, não uma obrigação.

Agora, com 3 aninhos, fica muito mais fácil ele entender tudo isso e praticar, mas nem sempre foi assim. O importante é tentar e não desistir nunca, sempre com disciplina, sem abrir mão do carinho e tom de brincadeira, isso faz toda a diferença. pode apostar!

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma técnica interessante para compartilhar, então comente, deixe a sua dica e mãos à obra!

nova finalização dupla

Há algum tempinho, escrevi um texto especial para as mamães e futuras mamães, um relato puro e verdadeiro de uma experiência que tive como mamãe de primeira viagem. Como eu sei que tenho muitas leitoras que são mães, talvez esse texto te ajude  ou possa ajudar alguma amiga que esteja passando pelo mesmo problema.

Clique aqui e saiba como foi a minha vida de mãe no comecinho, logo que o Rafael nasceu.

vida de mãe

 

Já curtiu?

Artigos relacionados

Truques de organização para a casa toda

16 de novembro de 2017

Quem gosta de decorar a casa sabe como é difícil manter tudo organizado e ter bons truques de organização na manga é realmente uma mão na roda. Eu sou das que levanta bandeira por casas de verdade, sabe? Daquelas que tem história pra contar. Mas isso significa que vez ou outra, algo pode sair do […]

Continue Lendo

As 13 melhores dicas para organizar armário e closet

2 de julho de 2017

Como organizar o armário ou closet? As melhores dicas para um armário organizado Como organizar o armário ou closet é um assunto recorrente aqui no blog, um tema muito pedido e sempre super bem-vindo. Armário organizado, organize já o seu! A maioria das mulheres sonha em ter um closet/armário espaçoso, arrumadíssimo com muitas roupas, bolsas […]

Continue Lendo