23/11
2017

Dicas para montar uma sala de jogos tradicionais

A internet já está presente na vida da sociedade há algum tempo, e isso é muito perceptível no lar. Em praticamente qualquer cômodo é fácil encontrar algum dispositivo eletrônico, muitos deles conectados à internet.

Ficar conectado é bom, mas as vezes é melhor ainda sair um pouco desse emaranhado tecnológico e voltar um pouco ao passado. Para isso, a opção ideal é montar uma sala de jogos tradicionais da era pré-internet.

Nesse sentido, a sala de jogos tradicionais tem como objetivo não ter nenhuma influência tecnológica de última geração, ou seja, nada de videogames modernos, tablets ou coisas do tipo. A ideia é criar um cômodo da casa para representar a nostalgia. Para tal, há algumas dicas essenciais para montar uma sala bem legal que se torne um diferencial da residência.

E o que são esses jogos tradicionais? São aqueles que ditavam o ritmo das salas de jogos antes da era da internet. Opções de entretenimento como xadrez, poker, pebolim, dardo e a boa e velha sinuca encabeçam a lista. Aliás, as antigas máquinas de videogame, chamadas de fliperama, também são bem-vindas — lembre-se que nesse caso a regra é criar um ambiente nostálgico.

Ao montar uma sala dessas, não é preciso necessariamente haver uma decoração retrô de tom rústico ou vintage. Esse ambiente com jogos tradicionais também pode ser estilizado com uma decoração mais leve e descontraída, ainda mais se o ambiente for pequeno e sem muito espaço, como é comum em apartamentos convencionais.

A arquiteta Cybelle Luande dá uma dica de cor para este tipo de ambiente: “Tendo como cor base o tangerina, através de formas e objetos escolhidos a dedo é possível transformar uma simples sala de jogos em um espaço aconchegante e propício para reunir os amigos.”

Organize o espaço a partir do maior objeto da sala, que neste caso provavelmente será a mesa de sinuca ou de poker. Dessa maneira, é possível colocar os outros tablados e máquinas para combinar com a referência na sala.

Poker e sinuca que, inclusive, são ótimos para reunir os amigos na sala e virar o centro da diversão por muitas horas. Mas ambos são de estilos diferentes na decoração. A sinuca remete a um momento mais descontraído, de risadas, uma boa cerveja na mão e conversa em alto tom entre os amigos. Isso pede uma decoração ao redor com cores vivas, objetos criativos e poucas regras.

Agora, se você pretende que o poker seja o grande destaque da sala, a tonalidade decorativa precisa ser diferente. Por se tratar de um esporte estratégico, que até mesmo nos níveis iniciantes envolve muita concentração e tática, ele requer um tipo de decoração um pouco mais neutro no ambiente para não tirar o foco dos jogadores. Dessa forma, opte por uma cor pouco vibrante no ambiente e invista em quadros pouco chamativos.

Nesse tipo de sala, pequeníssimos detalhes fazem a diferença. Como se trata de um ambiente temático, procure personalizar cada detalhe, especialmente a sua própria mesa de sinuca ou de poker, já que é possível deixá-las totalmente de acordo com o seu estilo ao utilizar cores e insígnias significativas.

Uma sala com paredes de cores diferentes também é bem-vinda, pois ela traz uma descontração ainda maior a um ambiente que será voltado para a diversão. Copos e pratos personalizados com alguma decoração que remeta ao anfitrião podem ser a cereja extra para torna o espaço ainda mais legal.

Esse tipo de espaço abre uma margem enorme para muitas combinações que vão da criatividade do dono. Com uma decoração moderna e leve, é perfeitamente possível juntar o estilo antigo dos tablados e máquinas pré-internet com o atual sem muito esforço.

Se optar por uma decoração mais vintage, o ambiente fica totalmente temático e com cara de túnel do tempo. Em qualquer uma das opções, o lar ganha um espaço de muito entretenimento e perfeito para um encontro casual entre amigos.

E agora, algumas decorações incríveis para você se inspirar:

Dicas para montar uma sala de jogos em casa Dicas para montar uma sala de jogos em casa Dicas para montar uma sala de jogos em casa

Imagens: Pexels, follow the colors, tua casa, decor salteado.

Artigos relacionados

Meu Banheiro Incepa

17 de novembro de 2017

    Já parou pra pensar em como precisa ser o seu banheiro perfeito? Quando eu me pego imaginando, vem uma dezena de ideias e mais diversos requisitos. Hoje, com a parceria com a Incepa, vamos criar o Meu Banheiro Incepa. A Incepa tem produtos para banheiros, cozinhas, área de serviço e área externa, além […]

Continue Lendo

Truques de organização para a casa toda

16 de novembro de 2017

Quem gosta de decorar a casa sabe como é difícil manter tudo organizado e ter bons truques de organização na manga é realmente uma mão na roda. Eu sou das que levanta bandeira por casas de verdade, sabe? Daquelas que tem história pra contar. Mas isso significa que vez ou outra, algo pode sair do […]

Continue Lendo