27/05
2014

#tapinhas2014- Como pintar madeira (móveis, portas, janelas e paredes)

Desde que me mudei para esta minha casa de madeira e comecei a postar fotos daqui, passei a receber milhões de emails de leitoras queridas loucas para saber como pintei a minha casa, muitas dúvidas e uma só vontade,  jogar uma corzinha nas paredes escuras de madeira, portas e janelas.

Por essas e por outras, resolvi fazer este post com dicas básicas, simples e práticas para pessoas leigas no assunto pintura, pessoas assim como eu e você, rs! Essas dicas servem para todas as superfícies de madeira, móveis, portas, janelas e paredes.

A primeira vez que pintamos a casa, ela já não estava mais só na madeira, já tinha recebido umas camadinhas de tinta amarelo claro, o que facilitou a nossa vida. Então foi só escolher a tinta certa, um esmalte  à base água de secagem rápida, optamos inicialmente pelo branco, mas agora quero jogar uma pitadinha de cor, escolhi o mangue seco, um verde bem clarinho para fazer um suave contraste com as janelas brancas. Que tal?BeFunky_simulador

Todas as tintas escolhidas foram da Iquine, marca esta que já esteve presente nos #tapinhas2013, no quarto do Rafa, armários da cozinha e no meu quarto. Eu realmente gostei muito do resultado e resolvi repetir a dose, só que dessa vez vou colocar a mão nos rolinhos aiaiaiai agora ninguém me segura kkkkk.

BeFunky_iquine1

Quando as tintas chegaram eu me senti como uma criança que acaba de ganhar vários brinquedinhos novos, ahahahhaha!

arteiquine2 Agora chega de blablablá e vamos para as diquinhas-

Como pintar madeira (paredes, móveis, portas e janelas)

1- Antes de mais nada, verifique se a superfície está pronta para receber a tinta, se está com verniz, se está porosa demais, com farpas. Atenção, a  superfície deve estar firme, limpa, seca, sem poeira, partes soltas, gordura, graxa ou mofo O ideal é sempre dar uma lixadinha básica antes de pintar, especialmente em móveis. Caso a madeira seja escura demais, aplique um selador que isto te poupará um trabalho enorme de aplicar várias e várias camadas de tinta, já que a madeira “chupa” demais a tinta.

Eu decidi começar os #tapinhas2014 #pintandotudo pelo banheiro, por se tratar do espaço que estava mais necessitadinho. Espia…

BeFunky_DSC02688

2- Caso você vá pintar grandes superfícies, como uma fachada de casa de madeira ou algum cômodo grande, a minha dica de leiga é = faça como eu, vá devagar, devagar e sempre. Escolha duas paredes para pintar em um dia e tenha método + organização. Falo isso com conhecimento de causa, pois sou ansiosa e quero ver tudo pronto logo, então acabo querendo fazer mais do que eu consigo em 1 dia. Pintar casas de madeira é uma tarefa gostosa sim, mas para quem não está acostumado, cansa e muito, viu? kkkkk

3- Invista no material necessário- você vai precisar de um pincel/trincha para dar um acabamento, fita crepe, jornal para não sair sujando o chão e todo resto (rs!), rolos de espuma, lixa e aguarrás.

4- Escolha a tinta certa, eu vou sempre de  esmalte  à base água, tinta própria para madeira, fácil de aplicar, seca rápido e tem uma excelente cobertura.

rolinho

 

5- Agora que você já avaliou a superfície é só se jogar nos rolinhos e partir para a pintura. Só não esqueça de esperar a tinta secar bem para aplicar a segunda demão, caso seja necessário.

Gostou? Então espera pra ver, em breve teremos muitas novidades aqui. Ah, aproveita e confira mais dicas no Guia de pintura da Iquine e siga noInstagram as missões + inspirações #tintasiquine

* Parceria/ agradecimento/mimos

Artigos relacionados

Um futuro arquiteto colaborando no Blog Arrumadíssimo

29 de novembro de 2017

    Olá, queridos! Tudo bem?   Hoje eu vim trazer uma novidade: uma pessoa entrou pro time de conteúdo (e dessa vez com uma pegada mais técnica). Vamos conhecer o futuro arquiteto colaborando aqui no blog?   Quem é ele? Olá amigos! Me chamo Marcos Bergamo, tenho 25 anos, sou formado em Design de […]

Continue Lendo

Sorteio dupla de lindos prints, posters escolhidos por você!

12 de julho de 2017

Sorteio dupla de prints, posters. Ganhe dois  e + uma linda surpresa! Posters moderninhos para o home office, quartos, corredores – We Love NYC Pôsteres Love NYC Você pode ganhar prints, posters para os apaixonados por pets! 2. Pôsteres Petmaníacos Posters, prints para desacelerar, por uma vida mais zen – Paz e Amor! 3. Pôsteres Slow Motion […]

Continue Lendo