21/04
2015

Uma horta caseira para chamar de sua

BOAS IDEIAS / JARDIM DO CORAÇÃO

Será que é preciso um quintal imeeeeeeeenso para ter uma horta caseira?

Hoje estou aqui só para te dar essa boa notícia: não, você não precisa de grandes espaços para cultivar uma horta. Ela pode ser vertical, e até mesmo horizontal, a verdade é que sempre vai ter um cantinho aí na sua casa. E quer saber mais? Horta é vida, é saúde, é qualidade de vida, é para quem tem muito amor no coração, como eu e você!

Agora imagine só a alegria de colher as folhinhas de manjericão direto no pé, uma a uma, na quantidade exata que você precisa. Sentir o perfume de tomilho na sua cozinha todas as manhãs. Hummmm… Fazer chá do amor com hortelã para dividir com seu bem antes de dormir. Ah, são esses pequenos prazeres que nos fazem sentir assim… muito mais vivos! E muito mais chefs de cozinha também, vamos combinar, porque nada se compara ao sabor de ingredientes frescos, colhidos na hora.

10

 

06

 

1º Passo – Escolha um local adequado

Toda horta precisa de sol ou luz indireta. De preferência, sol da manhã. O ideal é que a horta fique na varanda ou bem próximo da janela. Não dá pra abrir mão dessa parte, combinado? 

03

 

2º Passo – Onde plantar

Vasos e jardineiras de plástico, cerâmica, cimento ou de qualquer outro tipo. Aqui também vale usar canos de PVC, garrafas pet, latas, caixotes, sapateiras e tudo que sua imaginação mandar! A regra básica é garantir sempre uma boa drenagem com furos no fundo dos vasos.

11

 

3º Passo – Cuidado com o solo

Use uma boa terra adubada, rica em matéria orgânica.

05

 

4º Passo – O que plantar

Na hora de escolher as espécies, prefira aquelas com raízes curtas, pois são mais adequadas para pequenos espaços. Algumas sugestões: alface, cebolinha, salsa, coentro, manjericão, hortelã, tomilho, e outras hortaliças, temperos e ervas aromáticas. Elas são encontradas com muita facilidade, em mudas ou sementes, nas lojas de plantas, supermercados e garden centers espalhados por aí.

Ah! E se for colocar várias espécies no mesmo vaso, procure agrupar apenas quem tem as mesmas necessidades em relação à rega e iluminação.

12

 

5º Passo – Aprenda a cuidar

Se você já escolheu as espécies, agora é hora de pesquisar muito sobre elas, aprender tudo sobre as regas, adubações, cuidados com o solo e outras necessidades. Como disse no início, horta é para quem tem amor no coração e acredita no futuro, pois é um ato de dedicação diário, com recompensas maravilhosas para quem tem fé no amanhã.

………………………………………………………………………………….

Créditos das imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7

E então, vamos aproveitar o feriado para criar uma horta linda, só nossa? 🙂

Olha, vou logo avisando… quero ver fotos, muitas fotos!!

Um beijo no coração!

Alice Saraiva

perfil_alice_saraiva_jardimdocoracao

Blog | Loja online | Facebook | Instagram | @Beijo, me escreve!

******************************************************************************************************************************************

Artigos relacionados

Protegido: Como ficou o meu banheiro Incepa

12 de dezembro de 2017

Não há resumo por ser um post protegido.

Continue Lendo

Como se organizar para ter uma vida mais saudável

19 de novembro de 2017

Ser saudável é mais do que estar na moda. Cá entre nós, é uma belezinha saber que a tendência de ser saudável esteja pegando, não é mesmo? É claro que, quando falamos nesse assunto, já aparecem logo dois grandes problemas:   Como economizar, já que “ser saudável” custa caro? Como vou conseguir me alimentar bem […]

Continue Lendo